Os componentes importantes da fonética chinesa
Muitos alunos acham difícil dominar a pronúncia. O sistema fonético chinês (também conhecido como pinyin) é muito diferente de outros idiomas. Para ter uma compreensão completa do pinyin, seria uma boa ideia dar uma olhada em seus três componentes importantes: inicial, final e tom.
1. Iniciais
Na língua chinesa, as “iniciais” podem ser tratadas como consoantes e são colocadas no início do pinyin de um caractere. Aqui estão as 23 iniciais na língua chinesa:
b p m f d t n l g k h j q x z c s zh ch sh r y w
2. Finais
“Finais” podem ser consideradas vogais separadas ou combinações de duas vogais diferentes. Além disso, existem algumas finais contendo vogais e consoantes. Uma final geralmente vem depois de uma inicial. Você pode dar uma olhada na seguinte lista de todas as finais no idioma chinês:
a o e ai ei ao ou an ang en eng ong i ia ie iao iou ian iang in ing u ua uo uai uei uan uang uen ueng ü üe üan ün
3.Tons
Aqui estão quatro tons na língua chinesa. Os tons desempenham um papel tremendo , pois a mesma sílaba pode ter um significado diferente se for lida com um tom diferente. Vejamos como cada tom é apresentado:
Primeiro tom:
O primeiro tom é alto e plano e é marcado como uma linha reta curta (mā)
Segundo tom:
O segundo tom também é conhecido como “tom ascendente”, que sobe do meio para o topo (má)
Terceiro tom:
O terceiro tom cai de baixo para baixo e depois sobe (mǎ)
Quarto tom:
O quarto tom cai de cima para baixo (mà)
Como foi mencionado acima, a mesma sílaba com tons diferentes representa significados diferentes. Segue um exemplo para você entender melhor a importância dos tons:
千
qiān
milhares
钱
qián
dinheiro
浅
qiǎn
raso
欠
qiàn
dever
4. Iniciais + Finais
A pronúncia de um caractere chinês geralmente consiste em uma inicial e uma final. Existem algumas regras relacionadas à “compatibilidade” de diferentes iniciais e finais, e algumas finais podem existir por conta própria.
Quer aprender mandarim? Verifique nossos Cursos Online .